quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Leitura


Sabemos que a leitura é o processo através do qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem. Sabemos também que a leitura é uma atividade complexa que implica estratégias de seleção, antecipação, verificação e interpretação sem as quais não é possível proficiência. É a partir desses procedimentos que se possibilita administrar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante das dificuldades de compreensão e avançar na busca de esclarecimentos.
Para despertar a leitura e formar leitores competentes, cidadãos capazes de compreender os diferentes textos que estão a sua volta, precisamos fazer com que o aluno sinta que a leitura é uma prática social importante, e que ele não deve ser apenas um decodificador, mas alguém que assume um papel atuante na busca de significados, fazendo com que, reflita sobre os possíveis sentidos da leitura, gere novos conhecimentos, explore outras possibilidades de leitura e transforme, pois a transformação é um conjunto de ações nas quais o aluno interage com a realidade, modificando-a.
A leitura é uma prática impregnada no social, tanto no ambiente virtual como em qualquer outro ambiente, por outro lado também é um processo absolutamente individual que para realizar o aluno precisa ter capacidade de inserir-se nesse processo. Dessa imersão decorrerá a formação de leitores cuja crítica impedirá uma visão ingênua diante do que lê. E essa visão crítica sempre foi importante, talvez hoje seja mais importante na integração à sociedade da informação ou tecnológica, que necessariamente abrange o desenvolver de habilidades de leitura, de compreensão e interpretação das informações de forma crítica, da resolução de problemas e a capacidade de tomar decisões com base nas informações a que se tem acesso.
Então, sabemos que a leitura é um meio de ter acesso e construção de conhecimento e compreensão de uma realidade. Ler é buscar significados, devendo o leitor ter um propósito para buscá-los nos textos e nas novas descobertas. É através da leitura que o aluno irá construir uma visão reflexiva e crítica da realidade em que está inserido, e por isso muitas vezes precisamos recorrer a novos estímulos para introduzir o prazer e o hábito da leitura em nossos alunos. Entendemos que o aluno ao ser despertado por tais estímulos desenvolve percepções, pois a leitura é um processo ativo e muito dinâmico.
Professora: Sonia Furini.


4 comentários:

Cida Regina disse...

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.

Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos, através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.

Eliene Percilia
Equipe Brasil Escola


Li e achei que deveria postar, para complementar seu blog.
Aparecida Regina

Portal de Tecnologia Educacional disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Portal de Tecnologia Educacional disse...

Sônia , obrigada pela vista no meu blog.
Parabéns!
Seu blog está muito lindo, agora é continuar alimentando-o.
Beijos
Elizabete
http://projetoinfo.blogspot.com

Maria Abadia ( Bia) disse...

Olá Sonia,
o seu blog está muito lindo e rico em informações.E assim como você eu me preocupo muito com a falta de interesse dos alunos para com a leitura. Acho que por isso o meu blog também é sobre esse tema mas em outro aspecto.Visite-o http://macm-bia.blogspot.com
Beijos,
Bia.